Planejamento Previdenciário

O Planejamento Previdenciário é um estudo de toda a documentação do segurado com a análise de toda a sua vida contributiva e investigação de mais tempo de contribuição, indicando o melhor momento para se aposentar.
O QUE É?
É um estudo de toda a documentação do segurado com a análise de toda a sua vida contributiva e investigação de mais tempo de contribuição, indicando o melhor momento para se aposentar.
PARA QUE SERVE?
A finalidade é dar segurança ao segurado e demonstrar por diversos cenários, qual é o melhor caminho para se aposentar e receber o melhor benefício possível de aposentadoria.
QUAL É A IMPORTÂNCIA?
A razão de se fazer um planejamento previdenciário antes de dar entrada no requerimento administrativo é justamente ter pleno conhecimento de toda a documentação que deve ser apresentada ao INSS, a fim de se evitar o indeferimento do benefício em decorrência da apresentação de um documento incompleto ou falha de apresentação de um documento esssencial para comprovar e corrigir alguma irregularidade apontada pelo INSS e, sempre, em busca da melhor aposentadoria.
QUANDO DEVO PROCURAR UM ESPECIALISTA PARA FAZER O MEU PLANEJAMENTO?
O ideal é procurar um advogado especialista na área previdenciária antes mesmo de dar entrada no pedido de aposentadoria junto ao INSS.
Isso porque, o especialista fará a análise completa da documentação do segurado e de tudo o que ele precisará para se aposentar, bem como apresentará ao segurado todos os cenários que ele se enquadra.
Dessa forma, o segurado, de maneira consciente e conhecendo todas as alternativas, decidirá se agora é o momento de se aposentar em determinada modalidade de aposentadoria ou se será melhor aguardar mais alguns meses ou anos para buscar um benefício mais vantajoso.
Afinal, o segurado trabalhou a vida inteira e merece o tão esperado descanso, mas com uma renda que melhor atenda suas expectativas de vida na aposentadoria, não é verdade?
Recomenda-se sempre ao segurado que antes de ir sozinho ao INSS, busque uma orientação de um profissional qualificado no assunto, evitando-se, assim, que sofra prejuízos irreversíveis, pois a partir do momento da concessão da aposentadoria e do saque do primeiro valor do benefício, já não haverá muito o que o advogado previdenciarista possa fazer.
No entanto, mesmo que o segurado já tenha dado entrada no seu pedido de aposentadoria e ainda não tenha saído a decisão do INSS, é extremamente importante buscar a ajuda de um advogado especialista com o objetivo de garantir que a tão sonhada aposentadoria seja concedida na modalidade que seja mais vantajosa ao segurado.
O planejamento previdenciário também é importante no momento da concessão do benefício e antes do primeiro saque, para o especialista analisar se o benefício que foi concedido atende todos os direitos que o segurado faz jus e se os cálculos do INSS foram feitos de forma correta, possibilitando ao segurado a sacar sua aposentadoria com a certeza de que foi o melhor benefício concedido ou se precisará rever o processo administrativo para corrigir algum erro cometido pela Autarquia Previdenciária.
POR QUE CONTRATAR UM ADVOGADO ESPECIALISTA?
Para garantir que o segurado não perca tempo e dinheiro, pois a entrada incompleta do requerimento de aposentadoria pode ocasionar um indeferimento que não seja possível reverter na esfera administrativa ou judicial, e precisará dar entrada em um novo requerimento, e isso poderá acarretar ao segurado uma perda significativa dos valores que o INSS deveria pagar desde a primeira entrada do pedido do benefício (valores atrasados).
Após a conclusão do planejamento previdenciário é apresentado ao segurado um PARECER com a análise de toda a sua vida contributiva contendo o seguinte:
- Introdução
- Breve explicação sobre os diferentes tipos de aposentadoria
- Contagem do tempo de contribuição do segurado e carência
- Informação sobre a manutenção da qualidade de segurado
- Se as contribuições previdenciárias atuais estão sendo vertidas corretamente
- Hipóteses das modalidades de aposentadorias que o segurado se enquadra ( direito adquirido e regras de transição pós-reforma previdenciária)
- Cenários futuros para o segurado decidir quando e com quanto pretende se aposentar
- Gráfico de todos os salários que o segurado recebeu durante a vida
- Comparativo dos cenários apresentados
- Valor do investimento líquido do segurado na aposentadoria escolhida (ROI)
- Destaque das possiveis irregularidades/pêndencias/divergências no histórico-contributivo
- Observações sobre a documentação necessária para requerer a aposentadoria administrativamente
- Orientação sobre a forma correta de continuar contribuindo até se aposentar
- Conclusão com a sugestão do melhor cenário ao segurado
Além disso, o advogado especialista destacará os documentos necessários para o requerimento administrativo e esclarecimento sobre:
-
Carteira de Trabalho – CTPS
-
Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS
-
Certidão de Tempo de Contribuição – CTC de algum órgão público
-
Tempo averbado no regime próprio
-
Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP
-
Reconhecimento de tempo especial
-
Períodos de trabalho concomitantes
-
Ausência ou correção de salários de contribuição
-
Possibilidade de pagamentos de contribuições em atraso
-
Complementação de contribuições
-
Investigação e busca de mais tempo de contribuição
-
Cálculos
-
Possibilidade de aumentar a renda mensal com a “regra de descartes”
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO
Ter pleno conhecimento da situação previdenciária
Saber quando e por qual valor irá se aposentar
Contribuir de forma correta
Preparação da documentação necessária
Evitar perda de tempo e de dinheiro
Garantir o melhor benefício